Nesta postagem, farei uma sugestão de aula utilizando duas ferramentas tecnológicas para tratar de um tema muito relevante nas grandes cidades: o smog.
Disciplina:Espanhol como LE- leitura.
Público-alvo: Segundo ano.
Os objetivos da aula são:
A- Refletir sobre o problema da poluição nas grandes cidades , em especial a poluição do ar.
B- Conhecer o léxico referente ao assunto - smog.
C- Trabalhar as características do gênero reportagem.
Procedimentos :
A etapa de pré-leitura, conforme nos aponta Isabel Solé (2009), é muito importante para o desenvolvimento da compreensão leitora do aluno. Nesta fase, o discente ativa seus conhecimentos de mundo a respeito do tema, a partir do uso de diferentes textualidades: uma música, um outro texto, uma obra de arte e tantos outros recursos que possam vir a desencadear de maneira profícua este momento inicial do trabalho com a leitura.
Assim sendo, podem ser utilizados os seguintes recursos:
A- Vídeo inicial sobre o tema para introduzir o conceito de smog:
Imagens para discussão:
As grandes capitais e o smog:
Após a etapa da pré-leitura, passa-se ao trabalho com o gênero reportagem virtual. Buscando corroborar com a formação do cidadão pelo letramento crítico, optou-se por escolher um texto que poderia trazer uma solução ao problema:
http://www.veoverde.com/2014/06/estudiantes-crean-una-teja-que-absorbe-el-smog/
Seguindo as etapas de trabalho propostas por Ramos (2012), o professor poderá sugerir questões relativas às especificidades do gênero- onde circula, qual a função social, quais as diferenças entre uma notícia veiculada no espaço virtual e impressa, dentre outras. Esta etapa é classificada por Ramos (2012) como " Apresentação".
A segunda fase do trabalho com os gêneros é conhecida como detalhamento. Segundo Ramos (2004: 121), o
detalhamento é a segunda fase da proposta sugerida pela autora para o trabalho com os gêneros. Essa
etapa objetiva abordar a organização retórica e as estruturas
léxico-gramaticais presentes no gênero e tem por objetivos: “fornecer condições
satisfatórias para a compreensão /produção geral e detalhada dos textos, bem
como explorar a função discursiva e os componentes léxico-gramaticais
particulares ao gênero em pauta; compreender os significados e a relação entre
um texto e seu contexto de situação.
Assim sendo, o professor poderá elaborar questões referentes aos retóricos e estruturas léxico-gramaticais que visam ao entendimento eficaz do texto por parte dos alunos.
A terceira fase do trabalho sugerido por Ramos (2012) - apliacação- os alunos poderiam colocar em prática o gênero, postando no blog da turma alguma reportagem escrita em duplas sobre o tema.
Sugiro , também, aproveitando a questão do smog ser uma "nuvem" de poluição, a criação de nuvens de palavras com soluções para o tema da poluição do ar por meio do aplicativo wordle.
Para acessá-lo, clique aqui
Espero que gostem dessa proveitosa aula!
Saludos,
Ana.