terça-feira, 8 de julho de 2014

Plano de aula

Olá a todos!

Nesta postagem, farei uma sugestão de aula utilizando duas ferramentas tecnológicas para tratar de um tema muito relevante nas grandes cidades: o smog. 


Disciplina:Espanhol como LE- leitura.


Público-alvo: Segundo ano. 


Os objetivos da aula são:


A- Refletir sobre o problema da poluição nas grandes cidades , em especial a poluição do ar. 

B- Conhecer o léxico referente ao assunto - smog.
C- Trabalhar as características do gênero reportagem. 


Procedimentos :


A etapa de pré-leitura, conforme nos aponta Isabel Solé (2009), é muito importante para o desenvolvimento da compreensão leitora do aluno. Nesta fase, o discente ativa seus conhecimentos de mundo a respeito do tema, a partir  do uso de diferentes textualidades: uma música, um outro texto, uma obra de arte e tantos outros recursos que possam vir a desencadear de maneira profícua este momento inicial do trabalho com a leitura. 



Assim sendo, podem ser utilizados os seguintes recursos:

A- Vídeo inicial sobre o tema para introduzir o conceito de smog: 






Imagens para discussão:

As grandes capitais e o smog:










Após a etapa da pré-leitura, passa-se ao trabalho com o gênero reportagem virtual. Buscando corroborar com a formação do cidadão pelo letramento crítico, optou-se por escolher um texto que poderia trazer uma solução ao  problema: 


http://www.veoverde.com/2014/06/estudiantes-crean-una-teja-que-absorbe-el-smog/

Seguindo as etapas de trabalho propostas por Ramos (2012), o professor poderá sugerir questões relativas às especificidades do gênero- onde circula, qual a função social, quais as diferenças entre uma notícia veiculada no espaço virtual e impressa, dentre outras. Esta etapa é classificada por Ramos (2012) como " Apresentação".

A segunda fase  do trabalho com os gêneros é conhecida como detalhamento.  Segundo Ramos (2004: 121), o detalhamento é a segunda fase da proposta sugerida pela  autora para o trabalho com os gêneros. Essa etapa objetiva abordar a organização retórica e as estruturas léxico-gramaticais presentes no gênero e tem por objetivos: “fornecer condições satisfatórias para a compreensão /produção geral e detalhada dos textos, bem como explorar a função discursiva e os componentes léxico-gramaticais particulares ao gênero em pauta; compreender os significados e a relação entre um texto e seu contexto de situação.

Assim sendo, o professor poderá elaborar questões referentes aos retóricos e estruturas léxico-gramaticais  que visam ao entendimento eficaz do texto por parte dos alunos.

A terceira fase do trabalho sugerido por Ramos (2012) - apliacação- os alunos poderiam colocar em prática o gênero, postando no blog da turma alguma reportagem escrita em duplas sobre o tema.


Sugiro , também, aproveitando a questão do smog ser uma "nuvem" de poluição, a criação de nuvens de palavras com soluções para o tema da poluição do ar por meio do aplicativo wordle.

Para acessá-lo, clique aqui

Espero que gostem dessa proveitosa aula! 

Saludos,

Ana. 
 




Um comentário:

  1. Oi Ana,
    Muito interessante e atual a proposta da tua aula!
    No entanto, você poderia ter "camuflado" o link do texto para que não aparecesse completo e colocar um hipervínculo e faltaram também as referências completas que você cita na postagem.
    Um abraço.

    ResponderExcluir